29 de jul de 2009

Mundo da Publicidade


Esta no ar no Jovem Pan On line, que recomendo a quem quer conhecer mais sobre o mundo da publicidade, a entrevista que dei hoje para o Décio Clemente.


Para assistir, basta clicar aqui ou sobre a imagem

24 de jul de 2009

39 mil pessoas em 4 dias de feira

Mais de 39 mil pessoas visitaram a feira em 4 dias de evento. Mais um recorde da feira, minha dúvida é:
A feira é o principal meio de vender/comprar franquias ?

21 de jul de 2009

Burguer King do "avesso"

Essa que me mandou foi a Mary "Antenada", nossa redatora e muito mais aqui da Agência.

Burger King patrocina o avesso da camisa do time espanhol Getafe

O Burger King anunciou hoje que irá patrocionar o Clube espanhol Getafe, onde estampará a sua marca na frente da camiseta e no avesso o rosto do King, personagem da cadeia de sanduíches, para quando o jogador marcar um gol e esconder o rosto, a marca ainda seja referência. A camisa tem até manual de instruções:
Ótima adaptação da ideia, tornando-se uma forma de patrocínio diferenciada sem poluir visualmente a camisa.

14 de jul de 2009

Janaina Favato - Showcolate

Ola Denis,
Foi minha primeira feira. Percebo que os candidatos estão enxergando franquia como um bom negócio, achei a feira bem organizada e estou certa que tivemos oportunidade de mostrar os diferenciais de nossos negócios.

Janaina Favato
Gerente de Marketing
Planet Chokolate e Showcolate

13 de jul de 2009

Vestir ou tirar a camisa da empresa ?

A Sandra que trabalha aqui na MD, me passou este video da materia do Fantastico, já estão todos avisados para o caso de entrarmos em crise...

Peladão na agência.

A Globo.com tirou o video do ar, vou procurar para postar novamente.
Atualizado 29.07.09

"O poder de uma Marca" ou ainda "Como nasce um novo produto no McDonald’s"



Colocando as leituras em dia, li um texto no Mundo do marketing, cujo título é o mesmo que esta aqui, no meu "Como nasce um novo produto no McDonald´s" e o que me chamou mais a atenção, nem foi o criterioso criterio (aí) que o Mc adota (dois anos de pesquisa, mais de mil consumidores ouvidos...) e sim o peso que a força da Marca Del Valle que norteou a troca da MinuteMaid, ou seja, até para uma empresa que tem uma marca espetacular na cabeça dos consumidores pesou ter uma outro que tivessem os valores e beneficios reconhecidos pelos seus clientes.

Não é a toa que o Mc é o Mc.

Segue aqui abaixo a reprodução do texto que citei.

Como nasce um novo produto no McDonald’s
Por Bruno Mello, do Mundo do Marketing.


O McDonald’s passou a oferecer em seu cardápio os sucos Del Valle a partir deste mês. Por trás desta mudança está uma grande pesquisa e o desenvolvimento de uma linha de produtos exclusivos para a rede que levou dois anos para ser concluída e ouviu cerca de dois mil consumidores. O grande desafio do McDonald’s foi tornar um produto bom, melhor ainda.

Até então, o McDonald’s vendia os sucos MinuteMaid, marca da Coca-Cola assim como Del Valle. E vendia bem. Os sucos representam 26% das bebidas comercializadas na rede e este percentual é visto como excelente pela empresa. O grande problema era que a marca MinuteMaid não tinha o menor apelo junto ao consumidor. Ao contrário de Del Valle.

Na pesquisa feita com três tipos de consumidores diferentes determinado pela companhia – mães e crianças, "jovens adultos" e adultos – Del Valle apareceu como primeira na mente dos consumidores tanto em marca quanto em qualidade dos produtos. Foi o pontapé para a mudança. Mais que isso: para o nascimento de uma nova linha de produto. Durante 24 meses, McDonald’s e Del Valle trabalharam juntos para chegar a sucos cujas fórmulas são exclusivas.

Avaliação qualitativa
Primeiro as empresas fizeram um levantamento do mercado de sucos e viram que o brasileiro tem a cultura de consumir em casa e na rua. Depois, a pesquisa envolveu consumidores e não consumidores. Para além dos números, McDonald’s e Del Valle analisaram questões qualitativas. Avaliaram sabor, textura, consistência, teor de açúcar, frequência de consumo, momento de consumo, marcas mais relevantes e que tipos de sucos estão consumindo, se era suco pronto ou feito na hora.

A partir do perfil de consumo percebido, foram feitas discussões em grupo com consumidores que representavam os targets desejados para definir qual seria a formulação que mais agradava a maioria dos perfis. “O foco principal da pesquisa foi agradar a mães e crianças, que são os maiores consumidores. Esse target chega a consumir até 35% de sucos”, aponta Roberto Gnypek, Diretor de Planejamento de Marketing do McDonald’s Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Uma das preocupações das empresas era não perder clientes. O consumidor já tinha uma grande aceitação e poderia haver uma recusa quanto ao novo sabor. Por isso não foi colocado nas máquinas do McDonald’s o mesmo suco Del Valle vendido nos supermercados. Foi desenvolvida uma fórmula específica, exclusiva para o consumidor do McDonald’s. Durante os dois anos de pesquisa foram feitos testes de produtos com DNA Del Valle, mas que se adequasse as características que o consumidor da rede aprecia num suco. “A partir disso temos a certeza de que o nosso consumidor verá a mudança como positiva”, afirma Gnypek.

O que muda
Entre as mudanças, sai de cena o suco de limão, pouco pedido, e entra o de frutas vermelhas, uma mistura de ameixa, maça e morango. Continuam os sabores de maracujá, laranja e uva, agora chamados de Del Valle Uva, Del Valle Laranja, Del Valle Maracujá. Os preços são os mesmos. A aposta é de que quem não é consumidor seja atraído pela marca Del Valle. Há ainda uma grande possibilidade de novos sabores serem incorporados ao cardápio a cada semestre.

“A pesquisa foi feita para entender bem o que consumidor está pedindo e como podemos atendê-lo. Poderíamos ter optado por outra marca de suco, por uma marca própria, mas fomos ao mercado e vimos que o consumidor vê Del Valle como um suco de qualidade. Todos os sucos serão Del Valle. É uma assinatura de qualidade. Toda pesquisa, desenvolvimento e fornecimento está sendo feito em conjunto entre o McDonald’s e a Del Valle”, explica Roberto Gnypek, Diretor de Planejamento de Marketing.

A estratégia de lançamento dos sucos Del Valle para o McDonald’s também é diferente. O foco é na qualidade e na informação da nova marca. Não haverá grandes verbas de comunicação investidas além de anúncios em revistas femininas e em internet. O principal canal de comunicação é o ponto-de-venda. Afinal, são 1,7 milhão de pessoas que passam por dia no McDonald’s.

As metas
O contato com o consumidor neste momento é fundamental. “Ele é impactado no ponto-de-venda e será convidado a experimentar por meio de sugestão dos funcionários na hora da escolha do cardápio. A sugestiva não será tão contundente, mas sim uma sugestão mesmo, uma abordagem bem mais amigável”, ressalta Gnypek. Por hora, não haverá nenhuma promoção, além de um copo especial, mas já há uma ação em planejamento para o fim do ano que ainda está em projeto com foco em mães e crianças.

A ordem agora é dar tempo para que as pessoas reajam ao lançamento. O consumidor médio do McDonald’s compra 2,5 vezes por mês. Dois meses é o tempo de o consumidor experimentar o produto e realmente perceber a mudança. Em poucos dias as vendas continuavam nos mesmos níveis. O aumento de venda deve ser percebido nesta semana.

Segundo o Diretor de Planejamento de Marketing da rede, não há uma meta de aumentar o consumo em curto prazo. “Obviamente o nosso objetivo sempre é vender mais, mas com qualidade. Neste caso, os patamares que temos hoje são tão bons que os nossos objetivos estão muito mais ligados a trazer mais valor para o consumidor. O nosso grande objetivo é agregar qualidade, valor, boa percepção de marca e uma experiência melhor para alimentação do consumidor. Se o projeto for bem sucedido, a venda será conseqüência”, conclui Roberto Gnypek.

10 de jul de 2009

Burguer King e Transformers

Esta semana fui assistir ao filme “Transformers” com meu filho, cada dia mais fico impressionado com a qualidade dos efeitos especiais, fico imaginando se meu filho assistisse ao Ultraseven... , Ultraman... acho que ele ia morrer de rir, e eu adorava.

Bom pegando carona no filme, como sempre fazem eu soube pelo Blog da Delyse que o Burguer King está com uma ação pesada os “Transformers”. A rede de fast food pegou carona com o filme "Transformers: a vingança dos derrotados" e realizou uma super campanha, que inclui TV, hot site, game online, brindes e muitos materiais de PDV.

Alguns materiais de PDV, como os copos por exemplo, vem com uma raspadinha que possibilita ganhar muitos prêmios instantâneos (olha o consumidor tangibilizando a promoção), incluindo o de 1 milhão de dólares. Segundo ela funciona e inclusive ganhou duas tortas e um sanduíche. Cada raspinha dá o direito a participar de um game online e concorrer até a 10mil dólares por dia. A promoção vai até o dia 19 de julho quem estiver passeandor NY...

2 de jul de 2009

José Ventura - Acerte Franquia

Fui como visitante na feira.
Como é um feira especifica para franquia é obvio que temos pessoas interessadas e bem preparadas como nas anteriores.
O que achei foi uma confusão muito grande na entrada eu levei pelo menos 40 minutos para entrar, e já tinha feito cadastro pela internet(para que não sei) se precisava ficar na fila igual a quem estava com o convite.
Pessoal reclamando muito da desorganização para entrar e da dificuldade para estacionar o carro,´pois todos estacionamentos estavam fechados pela lotação.Temos que ter uma atenção muito grande com as facilidades e conforto para pessoas,porque gastamos uma fortuna para levarmos as pessoas na feira e a impressão que fica e que não nos preocupamos com o visitante.

abs

Ventura
Gerente de Expansão

Paulo C. Mauro - Global Franchise Net

Denis,

Eu achei que a feira surpreendeu pela quantidade e qualidade dos candidatos, mostrando que temos uma excelente oportunidade de continuar crescendo, o que é uma vitória no quadro mundial atual. Concordo com vc quanto a candidatos mais bem preparados. Isto facilita em muito as vendas de franquias.

Abs.

GLOBAL FRANCHISE NET
PAULO C. MAURO, PRESIDENT

Comunicação que Resolve!!!! Video passado pelo mano na preleção do jogo hoje


Este video foi passado na preleção antes do jogo de hoje!!!

Mistura marketing, branding, motivação, envolvimento de uma marca, RESULTADO!

Vale e muito a pena assistir !

O Coringão voltou...


Quando todos disseram que a seleção atrapalhou o inter que agora o Corinthians ia pegar o inter (com minúscula mesmo) completo com Nilmar, Kleber, D´alessandro (hahaha), quem roubou a cena foi o outro que não jogou o primeiro jogo, André Santos.
Agora é trazer o outro Ronaldo, o gaucho e buscar a libertadores e mais um mundial para o Ronaldo, o fenômeno... não para não para não para...
Obs.: Estou aguardando a visita de alguns dos participantes do curso Marketing para Franquias que junto com a Filomena ministrei na data de ontem. (rs)