Amigos gostaria de compartilhar com vocês o prazer em fazer parte do quadro de colunistas da Revista Marketing (www.revistamarketing.com.br) segue abaixo a reprodução da coluna da 1a edição que saiu em outubro em breve posto as mais recentes!.
Marketing para Franquias
Por
Denis Santini*
Marketing para Franquias
Por
Denis Santini*
Muita gente me
pergunta qual a diferença entre “fazer marketing” para franquias e o marketing
tradicional. Primeiro precisamos levar em conta as particularidades de uma
empresa que optou pelo sistema de franchising.
Toda franqueadora precisa expandir, inaugurar e gerir a sua rede. Abaixo explicarei com mais detalhes
essas fases:
Expandir – O franqueador precisa ocupar seu
mercado, ter capilaridade e volume, e, para isso, está sempre procurando franqueados
para serem parceiros da marca. Nesse momento, ações de marketing podem auxiliar
a rede a encontrar candidatos certos para realizar uma expansão mais rápida e
consistente.
Implantação – Depois de selecionado o franqueado e
assinado o contrato, o franqueador precisa se preocupar com a implantação e a inauguração
da unidade. Esse é um período em que se deve ter muito cuidado, pois é bem
provável que seja o momento em que se define a relação entre o franqueado e o
franqueador. O franqueado em geral está muito fragilizado emocionalmente e
algumas vezes inseguro para a abertura da loja. Assim, todo cuidado e suporte
do franqueador se fazem necessários para não tratar o franqueado como “apenas mais
um”.
Gestão – Gerir a rede é a tarefa mais árdua
para o franqueador, que tem de pensar em expandir, participar ativamente das implantações
e ao mesmo tempo gerir a marca como um todo, ou seja, desenvolver produtos,
administrar fornecedores, e principalmente cuidar do mix de marketing da rede. Aqui vemos com mais ênfase as diferenças
entre o marketing tradicional e o marketing para franquias, e podemos citar sem
medo de errar que o franqueado é o
“ser” mais importante e imprescindível em uma rede de franquias, e que faz toda
a diferença no marketing aplicado ao franchising.
Ao longo de mais
de 15 anos trabalhando com franquias, posso afirmar que franqueadores que
aprenderam a compartilhar com cada um de seus franqueados a estratégia e a
visão de marketing da rede conseguiram, não apenas ter os franqueados como
aliados nessa estratégia, mas também crescer de forma mais rápida e sólida do
que outras. Pois se esse não é o único diferencial do marketing para franquias,
com certeza é o principal, e por isso posso afirmar que só no marketing para franquias
existe um “P” que influencia todos os famosos quatro P's de Kotler: o “P” de “Phranqueado”.
E posso assegurar que este “P” do franchising
faz toda a diferença no marketing da rede franqueadora. Mas esse é um assunto
para o nosso próximo artigo.
*Denis Santini
Sócio-fundador
da MD Comunicação, empresa de comunicação especializada em redes e franquias.
Professor do curso de MBA para Franquias da FIA/Provar e do núcleo de varejo da
ESPM. Coautor do livro Marketing para Franquias e autor do blog www.marketingparafranquias.com.br.
6 comentários:
Muito esclarecedor, entender o que é uma Franquia é um dos primeiros passos antes de comprar uma, abs
Olá,sou jose luiz sou empreendedor Polishop.
Quero oferecer a você uma grande oportunidade de negócio.
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Muito bom o blog, adorei ....estão de parabéns
Foi com interesse que li o seu artigo sobre o sistema de franchising. Com um conhecimento maior sobre o que é uma franquia os potenciais interessados estarão numa melhor posição para decidir por este maravilhoso sistema expansão de negócio. Obrigado pelo excelente artigo...
Ótimo site, qualidade de informações e claras, ajuda na construção de idéias para que vai adquirir uma Franquia e como utilizar bem o marketing, abraços.
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