8 de jan de 2008

5 x 1 Marcia Pires



Empresa: Yázigi Internexus
Nome: Marcia Pires
Função: Diretora de Marketing e Gestão de Rede
No. de unidades: 380




1. [DENIS]: Como você iniciou o trabalho com franquias e redes?
[MARCIA]:
Minha carreira no Yázigi é antiga e iniciada na função de professora de idiomas em uma de nossa unidades em SP.

2. [DENIS]: Qual (is), em sua opinião são as principais diferenças entre trabalhar com marketing para franquias e redes e em trabalhar com o marketing tradicional ?
[MARCIA]: Marketing e comunicação para Redes de Franquias exigem cuidados e soluções de alta complexidade, pois precisam aliar interesses de natureza estratégico/institucional e interesses tático/operacionais do Ponto de Venda - a franquia.

3. [DENIS]: Desde o momento que você começou no mundo de franquias e redes, o que acredita que mudou? (para pior e para melhor)
[MARCIA]: Pouca coisa mudou, uma vez que as próprias Rede de Franquias, no segmento de educação e idiomas, ainda trabalham com pouca infomação sobre os números do negócio no segmento, como taxas de crescimento real, vendas realizadas, ticket médio, taxas de evasão e desistências; dados históricos que permitam entender o segmento e de que forma este pode ser interessante para as agências de propaganda e publicidade. Apesar disto, é possível perceber que algumas agências de propaganda já entendem melhor as características do sistema de franquia e procuram soluções mais inteligentes e úteis para a relação comercial que precisa prever investimentos nacionais de Rede e investimentos regionais ou locais das franquias e suas associações.

4. [DENIS]: Qual a pergunta que hoje vc não sabe a resposta e te incomada não saber ?
[MARCIA]:
Menos do que uma pergunta, mas um desafio que me mantém alerta ?? Crescer e gerar valor ao mesmo tempo para a marca e as fraqnuias.

5. [DENIS]: Qual o maior desafio que você já teve na carreira e como solucionou?
[MARCIA]: Os desafios em minha carreira são regulares e constantes, pois gosto deles e o Yázigi os têm de sobra. Mas diante da pergunta objetiva, destaco o desafio de me tornar uma profissional de gestão de Rede e Marketing, tendo iniciado a carreira como professora de idiomas. Além de ter sido necessária uma super dose de coragem e capacidade de assumir
riscos, procuro me manter permanentemente como aprendiz diante de tudo e buscar cursos de especialização.

6. [DENIS]: Como você vê a questão das fusões e aquisições que estão ocorrendo entre franqueadores ?
[MARCIA]: O mundo dos negócios é um mundo em contante mutação, e esta é mais uma delas, que vem e que passa, mas que não se pode ignorar. Vejo com atenção e preocupação, quando analiso, sob o ângulo das marcas e de suas missões e valores. Como fundir DNAs diferentes de forma bem sucedida ? Como conciliar valor e vendas ?

Nenhum comentário: