16 de dez de 2012

Artigo 01 - Revista Marketing

Amigos gostaria de compartilhar com vocês o prazer em fazer parte do quadro de colunistas da Revista Marketing (www.revistamarketing.com.br) segue abaixo a reprodução da coluna da 1a edição que saiu em outubro em breve posto as mais recentes!.




Marketing para Franquias

Por Denis Santini*


Muita gente me pergunta qual a diferença entre “fazer marketing” para franquias e o marketing tradicional. Primeiro precisamos levar em conta as particularidades de uma empresa que optou pelo sistema de franchising. Toda franqueadora precisa expandir, inaugurar e gerir a sua rede. Abaixo explicarei com mais detalhes essas fases:

Expandir – O franqueador precisa ocupar seu mercado, ter capilaridade e volume, e, para isso, está sempre procurando franqueados para serem parceiros da marca. Nesse momento, ações de marketing podem auxiliar a rede a encontrar candidatos certos para realizar uma expansão mais rápida e consistente.

Implantação – Depois de selecionado o franqueado e assinado o contrato, o franqueador precisa se preocupar com a implantação e a inauguração da unidade. Esse é um período em que se deve ter muito cuidado, pois é bem provável que seja o momento em que se define a relação entre o franqueado e o franqueador. O franqueado em geral está muito fragilizado emocionalmente e algumas vezes inseguro para a abertura da loja. Assim, todo cuidado e suporte do franqueador se fazem necessários para não tratar o franqueado como “apenas mais um”.

Gestão – Gerir a rede é a tarefa mais árdua para o franqueador, que tem de pensar em expandir, participar ativamente das implantações e ao mesmo tempo gerir a marca como um todo, ou seja, desenvolver produtos, administrar fornecedores, e principalmente cuidar do mix de marketing da rede. Aqui vemos com mais ênfase as diferenças entre o marketing tradicional e o marketing para franquias, e podemos citar sem medo de errar que o franqueado é o “ser” mais importante e imprescindível em uma rede de franquias, e que faz toda a diferença no marketing aplicado ao franchising.
Ao longo de mais de 15 anos trabalhando com franquias, posso afirmar que franqueadores que aprenderam a compartilhar com cada um de seus franqueados a estratégia e a visão de marketing da rede conseguiram, não apenas ter os franqueados como aliados nessa estratégia, mas também crescer de forma mais rápida e sólida do que outras. Pois se esse não é o único diferencial do marketing para franquias, com certeza é o principal, e por isso posso afirmar que só no marketing para franquias existe um “P” que influencia todos os famosos quatro P's de Kotler: o “P” de “Phranqueado”. E posso assegurar que este “P” do franchising faz toda a diferença no marketing da rede franqueadora. Mas esse é um assunto para o nosso próximo artigo.

*Denis Santini

Sócio-fundador da MD Comunicação, empresa de comunicação especializada em redes e franquias. Professor do curso de MBA para Franquias da FIA/Provar e do núcleo de varejo da ESPM. Coautor do livro Marketing para Franquias e autor do blog www.marketingparafranquias.com.br.

6 comentários:

Gilberto Almeida disse...

Muito esclarecedor, entender o que é uma Franquia é um dos primeiros passos antes de comprar uma, abs

jose luiz Scobozza disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
jose luiz Scobozza disse...

Olá,sou jose luiz sou empreendedor Polishop.
Quero oferecer a você uma grande oportunidade de negócio.
Que tal acordar na hora que seus olhos abrem sem ser incomodado pelo despertador e pelo compromisso de chegar as 7:00 da manhã no seu trabalho, enfrentando um trânsito estressante e louco e ainda ter que dar satisfação ao teu chefe por ter chegado atrasado!
saiba mais:
http://sistemawinner.com.br/joseluizscobozza

franquia disse...

Muito bom o blog, adorei ....estão de parabéns

franchising de limpezas disse...

Foi com interesse que li o seu artigo sobre o sistema de franchising. Com um conhecimento maior sobre o que é uma franquia os potenciais interessados estarão numa melhor posição para decidir por este maravilhoso sistema expansão de negócio. Obrigado pelo excelente artigo...

Julia Rosalino disse...

Ótimo site, qualidade de informações e claras, ajuda na construção de idéias para que vai adquirir uma Franquia e como utilizar bem o marketing, abraços.