DENIS: Como você iniciou o trabalho com franquias e redes?
[LHS] Fui contratado pelo Instituto Franchising em 1994 para ser o Diretor da Franchising University. Na época os sócios eram o Marcus Rizzo e o Marcelo Cherto.
DENIS: Qual (is), em sua opinião são as principais diferenças entre trabalhar com marketing para franquias e redes e em trabalhar com o marketing tradicional ?
[LHS] Trabalhar com franquias exige muito mais planejamento de médio e longo prazo e o conceito da marca tem de ser muito bem esclarecido, pois sempre existirão novos franqueados, marketeiros, para desafiar e discutir o que vc faz.
DENIS: Desde o momento que você começou no mundo de franquias e redes, o que acredita que mudou? (para pior e para melhor)
[LHS] Para pior a imagem do franchising para o grande público, muito em função da má prática de alguns franqueadores. Para melhor a preparação dos candidatos que procuram franquias, isto fez com que o franqueadores tivessem que se profissionalizar um pouco mais.
DENIS:Qual a pergunta que hoje vc não sabe a resposta e te incomada não saber ?
[LHS] Até quando as empresas vão continuar a não utilizar pesquisas de mercado e a fazer planejamento de orelhada? De achismo?
DENIS:Qual o maior desafio que você já teve na carreira e como solucionou?
[LHS] Convencer a Hering a ter uma política de canais de distribuição que não canibalizasse a rede de franquias. Com muita conta, plano e suor. Neste caso a briga de interesses interna era maior do que a externa.
DENIS:Como você vê a questão das fusões e aquisições que estão ocorrendo entre franqueadores
[LHS] Com muita cautela. Vejo redes boas que podem facilmente perder o foco e a qualidade que demoraram ano p/ criar. Prudência e Canja de galinha não fazem mal a ninguém. Não se pode pensar somente no curto prazo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário